-->
  • S&P 500 vs NASDAQ 100 (Curiosidade)




    Índices de bolsa mostram, de maneira geral, o resumo da performance das ações de uma economia.

    Nos EUA, alguns índices se destacam e possuem características muito semelhantes, mas certas nuances fizeram os índices se descolarem nos anos recentes (e mais acentuadamente em 2020).

    Enquanto o S&P 500 é composto por cerca de 500 empresas, chegando a representar cerca de 80% do valor de mercado das ações listadas Estados Unidos, o NASDAQ 100 tem cerca de 100 empresas e possui uma metodologia similar ao primeiro índice, ações mais líquidas, o valor de mercado de cada ação impacta seu peso no índice etc.

    Evidentemente, o NASDAQ 100, por ser composto por menos ações, apresenta maior concentração nos papéis e o fato desse índice considerar apenas empresas não-financeiras, acentua ainda mais essa concentração. 

    No final das contas, o NASDAQ 100 sofre muito mais oscilações devido a variações nas empresas de tecnologia que o S&P 500, sendo resumidamente representadas pelas FAANGM (Facebook, Amazon, Apple, Netflix, Google e Microsoft).

    Vejamos então um simples gráfico que mostra a razão entre os dois índices. É possível notar que essa razão ultrapassou o patamar observado na bolha da internet nos anos 2000, revelando uma elevada valorização das ações de tecnologia frente as demais.







    Por esse motivo, muito se fala sobre uma possível bolha de tecnologia. Mas será que é realmente uma bolha ou as empresas desse setor valem tudo isso nos dias atuais?
  • You might also like

    No comments:

    Post a Comment

Search This Blog

Powered by Blogger.

Afinal, Qual a Diferença entre Pré e Pós Fixado?

Se você já investe seu dinheiro, você já ouviu falar dos Títulos do Tesouro Nacional, os famosos Títulos Públicos. Mas você ...