-->
  • Você entende o significado de volatilidade?







    Volatilidade é um termo muito usado no mundo das finanças. Mais volatilidade significa mais risco, e menos volatilidade menos risco. 

    Mas qual é a medida utilizada para calcular essa volatilidade?

    A resposta é bem direta: a mais comum é o desvio padrão dos retornos.

    Para extrair o desvio padrão dos retornos, primeiro deve-se calcular a média dos retornos, que nada mais é que o somatório deles, dividido pelo número de observações.

    Exemplo: Ao observar 2 dias, suponha que temos o retorno de 5% no primeiro dia e de 10% no segundo dia, a média é de (5%+10%)/2=7,5%.

    O desvio padrão nada mais é do que o desvio em torno da média (retorno-média). No exemplo acima, o desvio do primeiro dia em torno da média é de (5%-7,5%)=-2,5% e no segundo dia é de (10%-7,5%)=2,5%.

    Perceba que se somarmos os dois desvios, o resultado é zero: -2,5%+2,5%=0. Mas podemos dizer que houve volatilidade, pois os retornos foram diferentes nos dois dias. O que fazemos então é elevar esses desvios ao quadrado,dessa forma, deixamos todos os valores positivos e quando os somarmos, o resultado não se anulará.

    Então o primeiro dia fica com -2,5%^2=0,0625% e o segundo dia com 2,5%^2=0,0625%. A soma dos dois valores é de 0,1250%, esse é o valor dos desvios para dois dias, como queremos o resultado padrão, dividimos pelo número de dias, ficando com 0,1250%/2=0,0625% , mas como tínhamos elevado os desvios ao quadrado, agora temos que voltar com apenas o desvio, para isso é só tirar a raiz quadrada do resultado. A raiz quadrada de 0,0625% é 2,50%, que é o desvio padrão dos retornos desses dois dias.

    Ora, mas se em dois dias os retornos são 5% e 10%, com uma média de 7,50%, está bem claro que o desvio desses retornos é 2,50% em torno da média, não precisa nem fazer todas essas contas. 

    É, mas e se você tem uma série de um ano de retornos?

    Nesse caso você faz todas essas contas, generalizando, temos a fórmula a seguir:



    Onde:
    σ  é o desvio padrão
    xi é o retorno no dia i
    x̄ é a média dos retornos
    n é a quantidade de dias (observações)

    Exemplo prático com 1 ano de retornos diários da ação AZUL4 calculada da forma demonstrada e pela fórmula de desvio padrão que existe no excel.



  • You might also like

    No comments:

    Post a Comment

Search This Blog

Powered by Blogger.

Afinal, Qual a Diferença entre Pré e Pós Fixado?

Se você já investe seu dinheiro, você já ouviu falar dos Títulos do Tesouro Nacional, os famosos Títulos Públicos. Mas você ...